segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Adaptação ao Jardim

A entrada no Jardim-de-Infância constitui um marco muito importante no desenvolvimento da criança.
A forma como os pais acompanham os seus filhos nesta etapa inicial terá grande influência nas etapas seguintes e na forma como eles se integrarão no seu dia-a-dia. Uma adaptação saudável permite às crianças desenvolverem todas as suas capacidades com harmonia.


Para facilitar todo este processo, aqui ficam algumas estratégias:

·        Adote uma conduta que transmita à criança confiança no Jardim de Infância e nas pessoas que ali trabalham;
·        Transmita segurança ao seu filho, fale-lhe do Jardim de Infância como um lugar divertido, agradável e seguro, onde vai fazer muitos amigos;
·        Se possível, fazer uma integração progressiva: nos primeiros dias a criança fica algum tempo e, com o passar dos dias, vai aumentando o número de horas no Jardim de Infância;
·        Despeça-se de uma maneira breve, sem mostrar ansiedade, dizendo-lhe que à tarde virá buscá-la;
·        Não engane a criança, dizendo-lhe que “vem já “, quando só vem no fim do dia;
·        Fale com a Educadora, de forma a transmitir hábitos, caraterísticas, gostos da criança e outras informações que considere essenciais;
·        Informe-se sobre as rotinas doJardim de Infância, de forma a não alterar as atividades de acolhimento. Seja pontual;
·        Nesta fase deixe a criança levar um objeto de apego para se refugiar nos momentos de maior ansiedade e angústia;
·        Fale com a criança sobre a forma como decorreu o dia no Jardim de Infância, mas não a pressione fazendo demasiadas perguntas, ela espontaneamente irá verbalizar como foi;
·        Cada criança tem o seu tempo de adaptação, não o tempo que mais favorece o adulto. Há que respeitá-la e dar-lhe o seu tempo;
·        Não ceda a pressões para ficar em casa “só hoje”, mesmo que a criança fique a chorar após a separação dos pais;
·        Confie no seu filho, por mais introvertido ou irrequieto que seja, também ele se irá adaptar.
Mesmo seguindo todas estas sugestões, não se esqueça que a entrada na escola é um período difícil em que o mais provável é a criança chorar. Este choro manifesta o seu desagrado, e na maioria das situações, ela irá parar com relativa rapidez e frequentemente deixa de o fazer ao fim de alguns dias. Se tiver alguma dúvida ou questão, não se esqueça, as educadoras estão lá para ajudar e orientar.
LEMBRE-SE:
Uma boa relação entre a escola e a família é muitas vezes o segredo do êxito escolar da criança, da sua alegria e da sua segurança afetiva.


 Retirado da Internet.

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